Foto: Marlon Borba (Arquivo/Diário)
O 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras e Tragédias, previsto para ocorrer nesta segunda (7) e terça-feira (8), foi cancelado. A informação foi confirmada pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na tarde desta sexta-feira (4), após o trágico acidente envolvendo um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que deixou sete mortos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O evento seria realizado no Centro de Convenções da universidade. O cancelamento foi publicado por meio das redes sociais. Não há uma previsão de uma nova data:
"Em respeito e solidariedade aos familiares das vítimas fatais e sobreviventes do acidente ocorrido nesta sexta-feira (04), na cidade de Imigrante - RS, que envolveu cerca de 35 alunos e professores da Universidade Federal de Santa Maria, a AVTSM esta cancelando o 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras em Tragédias, que aconteceria nos dias 7 e 8 de abril.
Sabemos o quanto esse momento é angustiante e delicado e isso foi o que nos motivou a suspender o congresso."
O congresso
A programação do evento conta com especialistas, pesquisadores, palestras de profissionais da saúde que atuam diretamente no atendimento a vítimas de queimaduras, além de relatos de sobreviventes de tragédias como a Kiss e a boate The Station, que ocorreu em 2003 nos Estados Unidos e deixou mais de 100 mortos.
– Os depoimentos vão envolver sobreviventes de diferentes tragédias envolvendo queimaduras. Será um espaço aberto para relatos de superação, desafios. Não somente como a pessoa se vê em frente ao espelho, mas também as marcas psicológicas. Queremos que seja uma troca de experiências entre sobreviventes e a sociedade – afirma Flávio Silva, presidente da AVTSM.
Além da participação de especialistas brasileiros, o evento contará com palestrantes dos Estados Unidos, da Guatemala e do Paraguai, trazendo presencialmente perspectivas globais sobre os desafios e avanços na recuperação de vítimas de tragédias.
O objetivo do congresso é o debate sobre os desafios enfrentados por vítimas de queimaduras na reabilitação física e psicológica, além da reintegração à sociedade.

Na cerimônia de abertura estava prevista uma homenagem à AVTSM com a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha.
Leia mais:
- Quatro passageiros envolvidos em acidente com ônibus da UFSM são atendidos em Lajeado
- UFSM divulga lista com os 26 sobreviventes em acidente com ônibus da universidade
- Após acidente com ônibus da UFSM, instituição decreta luto oficial de três dias e suspende atividades nesta sexta e sábado